Lideranças políticas apontam área entre Itiruçu e Entroncamento de Jaguaquara como destino provável da obra, reacendendo a esperança por desenvolvimento e integração na região.
Um sonho para a população do Entroncamento de Jaguaquara e toda a região do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, a construção de um aeroporto regional movimenta os debates e rodas de conversas populares sobre futuro e desenvolvimento. A grande questão em torno do assunto é o local para a construção deste aeroporto. Após várias conversas entre lideranças políticas regionais, com posicionamentos públicos, várias especulações surgiram no meio popular.
Há pouco tempo, no mês de outubro, o Prefeito de Jequié, Zé Cocá, apresentou um redirecionamento da construção do aeroporto para uma região entre o município de Itiruçu e o Entroncamento de Jaguaquara, após uma apresentação de estudos técnicos em uma conversa ocorrida no dia 14 de outubro, com o Governador Jerônimo Rodrigues. Zé Cocá chegou a falar sobre desapropriação de propriedades para a construção do aeroporto nas proximidades da BA-250. Já nesta quinta-feira (13/11/25), o presidente da Câmara Municipal de Jaguaquara, Nildo Piropo, afirmou à TV IDEIA ONLINE que a Prefeita Edione Oliveira, recém condecorada com a comenda 2 de julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia, tem trabalhado juntamente com Jerônimo Rodrigues, Rui Costa, Hassan Iossef e o próprio Zé Cocá em relação a essa pauta do aeroporto e que, em breve, a população do Entroncamento será surpreendida com uma fala sobre essa grande obra.
“E tem uma grande obra que o povo do Entroncamento sonha, e eu quero falar isso para a TV IDEIA. É que as pessoas perguntam: Por que a prefeita Edione não falou ainda dessa obra? A prefeita Edione está junto com o Governador, com o deputado Hassan, com o prefeito de Jequié, Zé Cocá, com o ministro Rui Costa. E, em breve, você do Entroncamento será surpreendido com a fala desta grande obra, não só para o Entroncamento, não só para Jaguaquara, mas para toda região do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá, que é o futuro Aeroporto do Entroncamento.”, afirmou durante entrevista concedida para Da Silva Júnior.
A fala de Nildo Piropo mantém acesa a esperança da população da região, que tanto anseia pela instalação deste recurso.
A área entre a Itiruçu e o Entroncamento de Jaguaquara apresenta terrenos planos com localização privilegiada pelo rápido acesso às rodovias BA-250, BR-116 e BR-420. A expectativa é a de que, em breve, haverá uma definição sobre este assunto, com a instalação deste grande recurso, segundo os últimos pareceres das lideranças políticas, nessa região entre Itiruçu e o Entroncamento de Jaguaquara.
Publicado por Da Silva Júnior em 14/11/25 às 9h





