InShot_20250413_132443372

Jaguaquara-BA: Contas da Câmara Municipal, sob a gestão de Nildo Piropo, são aprovadas sem ressalvas pelo TCM pela segunda vez consecutiva.

Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia aprovou 11 prestações de contas de câmaras municipais na sessão desta quarta-feira.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) aprovou, pela segunda vez consecutiva e sem ressalvas, as contas da Câmara Municipal de Jaguaquara, referentes ao exercício de 2023, sob responsabilidade do vereador e presidente da Casa, Nildo Piropo (PT).A deliberação ocorreu durante sessão realizada nesta quarta-feira (28), na qual os conselheiros da 1ª e 2ª Câmaras julgadoras do TCM analisaram 11 prestações de contas anuais de câmaras municipais baianas. Entre elas, apenas as contas de Jaguaquara, Candeias e Dário Meira foram aprovadas na íntegra, sem qualquer ressalva.Na parte da manhã, a 1ª Câmara julgou regulares, ainda que com ressalvas, as contas das casas legislativas de Caravelas, Central e Santa Rita de Cássia. No turno da tarde, a 2ª Câmara aprovou sem ressalvas as contas de Jandaíra e Varzedo, enquanto as de Ibicoara, Itapitanga e Muquém do São Francisco foram aprovadas com ressalvas — neste último caso, com aplicação de multa de R$ 1 mil ao gestor.A primeira aprovação sem ressalvas da gestão de Nildo Piropo ocorreu em 2023, relativa ao exercício de 2022. À época, o feito foi considerado histórico, uma vez que não havia registros de aprovação plena das contas da Câmara Municipal de Jaguaquara desde 1996.“Procuramos fazer uma Câmara totalmente diferente, onde discutimos a cidade com respeito, transparência e responsabilidade”, afirmou Nildo Piropo ao comentar o novo parecer positivo do TCM.Eleito presidente do Legislativo municipal em 2021, Piropo atribui o resultado à atuação integrada dos vereadores, à valorização do diálogo e ao comprometimento com a correta aplicação dos recursos públicos.“Essa aprovação, pelo segundo ano seguido, mostra que estamos no caminho certo. Isso fortalece nosso compromisso com a população de Jaguaquara”, declarou.

Reportagem e Foto: Tonni Ribeiro/Assessoria

Publicado em 29/05/25 às 8h