Fumaça causa mal-estar e participantes deixam local enquanto equipes de emergência controlam as chamas.
Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), uma área da Blue Zone da COP30, em Belém (PA), e provocou a retirada imediata de participantes do espaço onde funcionam os pavilhões de países e acontecem as principais negociações do evento climático. O fogo teria começado por volta das 14h, em um estande próximo ao pavilhão do Brasil, gerando intensa fumaça e tumulto.
Apesar da ausência de feridos, algumas pessoas passaram mal devido à inalação da fumaça, e ambulâncias foram vistas deixando o local com participantes. Houve correria e gritos durante o processo de evacuação, após a orientação de seguranças para desocupação urgente da área. A energia interna foi desligada e as atividades foram interrompidas temporariamente.



De acordo com o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro do Turismo, Celso Sabino, as chamas foram contidas rapidamente, embora o Corpo de Bombeiros ainda não tenha emitido posicionamento oficial no momento da ocorrência. A organização da COP30, sob responsabilidade do governo brasileiro, confirmou que o incêndio foi controlado e que equipes de segurança seguem monitorando a região atingida.
A Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas informou que o Corpo de Bombeiros fará uma inspeção completa de segurança e divulgará novas informações até as 16h. A entidade também destacou que a área afetada passa, agora, a estar sob autoridade exclusiva do Brasil, deixando de ser classificada como Zona Azul, o que implica mudança na responsabilidade operacional sobre o espaço.

Publicado por Redação em 20/11/25 às 15h





