Confirmação laboratorial após morte de gato na zona rural leva autoridades a adotar medidas preventivas e reforçar orientações à população.
A confirmação de um caso de raiva animal colocou equipes de saúde em alerta no município de Jequié, no sudoeste da Bahia. O diagnóstico foi comprovado por meio de exames laboratoriais realizados após a morte de um gato na área rural. Até o momento, a origem da infecção não foi identificada.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, todos os protocolos de segurança foram executados. Pessoas que tiveram contato com o animal passaram por avaliação médica e iniciaram o tratamento preventivo contra a doença. A administração municipal informou que o episódio é considerado isolado, sem indícios de novos registros.No Brasil, o acompanhamento da raiva ocorre de forma contínua pelas autoridades sanitárias. Apesar da expressiva redução de casos ao longo dos anos devido às campanhas de vacinação, ainda há risco de transmissão por animais silvestres, principalmente morcegos, o que exige vigilância permanente.
Entre as recomendações de prevenção estão manter a vacinação anual de cães e gatos em dia, evitar contato com animais desconhecidos ou silvestres e procurar atendimento médico imediato em caso de mordidas, arranhões ou suspeita de exposição. Também é importante comunicar às autoridades a presença de animais com alterações neurológicas ou mortes sem causa aparente, além de redobrar a atenção com gatos que costumam caçar, pois podem ter contato com morcegos.
Publicado por Redação em 13/02/26 às 14h





