Nesta quarta-feira 21/08/24, alunos do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, no Entroncamento de Jaguaquara-Ba, apresentaram os seus trabalhos literários e artísticos na etapa escolar dos Projetos Artísticos e Culturais. Estes fazem parte dos Programas e Projetos Estruturantes que constituem uma categoria de ação composta por um conjunto de projetos que, além de implementarem políticas educacionais, buscam a reestruturação dos processos e gestão pedagógica, a diversificação e inovação das práticas curriculares e, como consequência e foco principal, a melhoria das aprendizagens dos estudantes envolvidos. No evento do colégio foram apresentados os seguintes projetos: o TAL (Tempos de Arte Literária), o AVE (Artes Visuais Estudantis), o DANCE (Dança Estudantil), o EPA (Educação Patrimonial e Artística) e o FACE (Festival Anual da Canção Estudantil). As escolas estaduais, representadas pela gestão, coordenação e corpo docente, são responsáveis por mobilizar os estudantes no sentido de participarem das diversas categorias propostas pelos Projetos Artísticos e Culturais como produtores de sua própria arte. As produções dos estudantes passam por uma seleção e as mais votadas na etapa escolar serão apresentadas em um evento regional no município de Amargosa, onde está localizada a sede do Núcleo Territorial de Educação (NTE 09).
Além dos alunos que apresentaram os seus trabalhos, diversos colegas acompanharam na plateia e se emocionaram juntamente com os jurados convidados e demais professores presentes. Vale ressaltar a importância da participação de todos e o trabalho realizado pela direção, coordenação e professores do Colégio que se levanta como um destaque no Vale do Jiquiriçá.
“A inenarrável emoção que tomou conta da atmosfera no auditório foi um manifesto da arte bradando que ainda vive na nossa terra. Não há preço que pague ver jovens com todo um futuro pela frente hasteando a bandeira da arte e da cultura de uma forma tão intensa e bonita. Os textos apresentados, os quadros e a dança me abraçaram e me deram esperança de tempos melhores e ainda mais brilhantes no que diz respeito a cultura do nosso país.”, pontuou Da Silva Júnior, um dos jurados convidados.











