Esta é uma tecnologia amplamente utilizada pelas forças de segurança pública mundo afora e potencializa os resultados no combate à violência.

A segurança pública na cidade de Jequié-BA tem sido o centro de vários debates pelas autoridades públicas e pelos cidadãos. Ações das forças de segurança são realizadas na cidade, a operação Hórus por exemplo, com o intuito de conter o avanço das organizações criminosas e diminuir os números aterradores de crimes violentos registrados nos últimos tempos, principalmente nos primeiros dias de 2025, quando 8 homicídios ocorreram em um único final de semana. Neste sentido, focado em garantir a segurança do cidadão, o deputado municipalista Hassan Iossef (PP) solicitou ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, a ampliação do sistema de videomonitoramento no município de Jequié. A solicitação foi feita através de indicação protocolada na última segunda-feira (20/01/25) na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba).Hassan destaca que “a implementação e expansão de sistemas de videomonitoramento têm se mostrado ações eficazes em diversas regiões do País para a prevenção e combate à criminalidade, colaborando com as forças de segurança locais na identificação e respostas rápidas às atividades suspeitas”. O deputado frisa que “com o apoio do município, que hoje conta com o Conselho Municipal de Segurança Pública de Jequié, é possível ampliar as ações em conjunto para mudar para melhor a realidade no município”. Ele ressalta que a gestão municipal tem feito sua parte, com a ampliação de escola em tempo integral, investimentos em unidades escolares requalificadas para contribuir com a formação dos jovens, evitando assim que sejam cooptados pelo crime organizado. O deputado analisa que “a integração entre o poder público local e as forças de segurança potencializa os esforços, proporcionando planejamento mais eficaz e adequado às necessidades específicas da comunidade, assegurando o uso inteligente dos recursos disponíveis, respaldando a colocação estratégica de câmeras de monitoramento de modo a otimizar a vigilância, principalmente em áreas de maior vulnerabilidade”.
O parlamentar entende que “com câmeras estrategicamente posicionadas, é possível não só coibir a ação de criminosos, que tendem a evitar áreas monitoradas, mas também auxiliar na elucidação de crimes e promover a sensação de segurança para os moradores e visitantes”. Ele afirma ainda que “o impacto positivo de tal sistema é amplificado quando se considera a capacidade de atuação preventiva que ele oferece, permitindo às autoridades agir antes que delitos sejam praticados”.
Publicado por Da Silva Júnior em 23/01/25 às 8h45min





