TV IDIEA ONLINE APOIADORES

Consultor político Ian Pedro, da Kamal Publicidade, integra missão internacional de observação eleitoral no Chile.

O jaguaquarense representou a Bahia e o Brasil na eleição presidencial chilena.

O gestor da Kamal Publicidade, Ian Pedro, viajou para o Chile, onde participou da Missão Internacional de Observação Eleitoral, durante as eleições presidenciais realizadas no último domingo (16). Ian acompanhou de perto as etapas do processo democrático chileno, incluindo os debates técnicos, as visitas institucionais e as observações em campo ao lado de lideranças latino-americanas.

A delegação internacional da qual o representante baiano fez parte foi recebida pelo prefeito de Santiago e pelo senador Francisco Chahuán, que destacaram o papel estratégico da presença estrangeira no fortalecimento da credibilidade e da transparência eleitoral.

Ao longo dos últimos dias, o gestor tem participado de painéis de discussão e análises especializadas sobre segurança do voto, tendências eleitorais e governança democrática, com nomes de destaque da região, como Dr. Luís Felipe Vergara, referência em sistemas eleitorais, e Mauricio Moura, pesquisador reconhecido por estudos sobre comportamento político na América Latina.

Durante a votação, a delegação teve acesso privilegiado às seções eleitorais e centros de apuração, podendo observar de maneira direta os protocolos, rotinas e estruturas que compõem o processo eleitoral chileno que teve neste primeiro turno a candidata Jeannette Jara (Partido Comunista), apoiada pelo atual presidente Gabriel Boric, vencendo José Antonio Kast (Partido Republicano), de direita. A candidata comunista obteve 26,9% dos votos, enquanto o seu adversário alcançou 23,9%. Com tal resultado, será realizado um segundo turno no dia 14 de dezembro.

Tal experiência proporciona uma visão profunda sobre práticas de transparência e participação cidadã, fundamentais para o fortalecimento das democracias do continente.

A presença da Kamal Publicidade nessa missão reforça a conexão da empresa com debates internacionais, ampliando repertório, visão institucional e compreensão sobre o funcionamento de processos eleitorais em diferentes realidades. É um movimento que fortalece o olhar estratégico, aperfeiçoa práticas de comunicação pública e aproxima a Bahia e o Brasil de experiências vivas de democracia.

Publicado por Redação em 18/11/25 às 14h