Fenômeno de categoria EF3 atingiu cidades do Centro-Sul do estado, provocando destruição, vítimas fatais e um rastro de sofrimento.
O tornado classificado como EF3 que atingiu o Centro-Sul do Paraná na sexta-feira, 7, provocou a morte de seis pessoas e deixou centenas de feridos. Entre as vítimas está Julia Kwapis, de 14 anos, que perdeu a vida após ser arrastada pela força dos ventos enquanto estava na casa de uma amiga, em Rio Bonito do Iguaçu. A família relatou que a adolescente desapareceu durante a noite e só foi localizada na manhã seguinte, já internada no Hospital São José, em Laranjeiras do Sul. Segundo a mãe, Mari Kwapis, Julia chegou em estado muito grave e com diversos ferimentos.
Além da jovem, outras quatro pessoas morreram em Rio Bonito do Iguaçu: Jose Gieteski, de 83 anos, Adriane Maria de Moura, 47, Claudino Paulino Risse, 57, e Jurandir Nogueira Ferreira, 49. Em Guarapuava, a tempestade também fez uma vítima fatal, identificada como Jose Neri Geremias, de 53 anos.As buscas por desaparecidos foram encerradas por volta das 17h deste sábado, após o Corpo de Bombeiros confirmar que não havia novas ocorrências.

Desde a passagem do tornado, ao menos 750 moradores precisaram de atendimento médico em razão de ferimentos causados pelos destroços e rajadas violentas. O evento climático deixou ainda aproximadamente mil pessoas desalojadas, obrigadas a abandonar suas casas temporariamente, e outras 28 completamente desabrigadas, sem qualquer lugar para onde retornar.
A dimensão dos estragos evidencia a força do fenômeno e o impacto profundo que a população local ainda tenta compreender e superar.Se quiser deixar mais formal, mais leve ou voltado para redes sociais, posso ajustar rapidinho.





