Maior honraria concedida pelo Legislativo baiano reconhece o trabalho da gestora jaguaquarense e sua contribuição para o desenvolvimento regional e a representatividade feminina na política.
A prefeita de Jaguaquara, Edione Oliveira, natural de Irajuba, no Vale do Jiquiriçá, será homenageada nesta quinta-feira (6), às 15h, pela Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) com a Comenda 2 de Julho, a mais alta honraria concedida pelo Parlamento baiano. A sessão especial que marcará a entrega ocorrerá no plenário da Casa e contará com a presença de autoridades e convidados.A homenagem foi proposta pelo deputado estadual Hassan (PP), conhecido por sua atuação municipalista, por meio do Projeto de Resolução nº 3236/2025, aprovado por unanimidade pelos parlamentares. Em sua justificativa, Hassan ressaltou que o reconhecimento simboliza gratidão e apreço pelo trabalho de Edione à frente da administração de Jaguaquara e por suas contribuições ao fortalecimento da política e da identidade baiana. Segundo o deputado, a prefeita se consolidou como exemplo de liderança, determinação e representatividade feminina na gestão pública. “Edione é uma gestora que se destaca pela sua capacidade de diálogo e pela articulação de importantes parcerias que trouxeram investimentos significativos para o município, melhorando a qualidade de vida do povo jaguaquarense”, destacou o parlamentar.Entre as realizações citadas no projeto estão a estadualização do Hospital de Jaguaquara, a reabertura da UPA do Entroncamento, a construção e requalificação de 15 escolas e cinco praças, além da pavimentação de 11 quilômetros de asfalto urbano e 140 ruas em paralelepípedo. Outro destaque foi a abertura da estrada que liga a comunidade do Baixão ao povoado de Itiuba, facilitando o escoamento da produção hortifrutigranjeira, base da economia local. O legislador também enfatizou que Edione fez história ao se tornar a primeira mulher eleita prefeita de Jaguaquara, quebrando paradigmas e inspirando outras mulheres a ingressarem na vida pública. Para Hassan, a concessão da Comenda 2 de Julho representa “um justo reconhecimento à sua trajetória marcada por dedicação, resiliência e compromisso com o bem-estar coletivo”.
Edione manifestou gratidão em suas redes sociais. “Meu coração está cheio de alegria e gratidão. Ao deputado Hassan e todos os envolvidos, o meu muito obrigada”, escreveu. Edione afirmou ainda que divide a honraria com todos os jaguaquarenses. “Este título representa não apenas a minha trajetória política, mas também a força, a história e a luta do nosso povo. Minha paixão por Jaguaquara é o que me move. É com essa paixão que sigo firme, transformando desafios em conquistas e escrevendo, junto com nossa gente, a história de uma cidade cada vez mais forte e justa. ”A entrega da Comenda 2 de Julho reforça o reconhecimento do papel da prefeita Edione Oliveira na construção de um município mais desenvolvido e de uma Bahia mais igualitária, reafirmando sua relevância como uma das lideranças femininas mais expressivas da política regional.
Publicado por Redação em 03/11/25 às 17h





