TV IDIEA ONLINE APOIADORES

Bahia registra primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol em Feira de Santana.

Homem de 56 anos morreu após dar entrada em UPA; amostras serão analisadas para confirmar diagnóstico.

A Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana, comunicou nesta sexta-feira (3) a identificação do primeiro caso suspeito de intoxicação por metanol no estado.A vítima, um homem de 56 anos, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Queimadinha, na quinta-feira (2), mas não resistiu e faleceu na madrugada desta sexta. Segundo apuração da TV Bahia, tratava-se de Marcos Evandro Santana da Costa. De acordo com a Sesab, amostras biológicas serão encaminhadas para análise laboratorial, com previsão de resultado em até sete dias. Só então será possível confirmar ou descartar a hipótese de intoxicação pela substância. Até a tarde de quinta-feira (2), o Ministério da Saúde contabilizou 59 notificações de possíveis intoxicações por metanol no país. Do total, 11 já tiveram confirmação laboratorial. Os registros estão distribuídos da seguinte forma: 53 em São Paulo, 5 em Pernambuco e 1 no Distrito Federal. Nas últimas semanas, São Paulo tem enfrentado um surto de casos graves relacionados ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas, como gin, vodka e uísque, que resultaram em internações, perda de visão e mortes.

O metanol é uma substância de uso industrial, presente em solventes e produtos químicos, e extremamente tóxica para o organismo humano quando ingerida. O fígado transforma o composto em substâncias altamente nocivas, que podem afetar o sistema nervoso central, a medula, o nervo óptico e órgãos vitais. Entre os sintomas mais graves estão cegueira, coma, falência renal ou pulmonar e até morte.

Medidas de prevençãoA Sesab emitiu alerta às unidades de saúde públicas e privadas da Bahia, recomendando atenção redobrada a pacientes com sintomas compatíveis com intoxicação por metanol. A pasta determinou que todos os casos suspeitos sejam notificados de imediato, para permitir investigação ágil e adoção de medidas preventivas. O acompanhamento do caso registrado em Feira de Santana será feito em conjunto pelas vigilâncias estadual e municipal, com apoio da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA).

Publicado por Redação em 03/10/25 às 9h